fbpx

Missão da NASA vai estudar oceanos na Terra

Missão da NASA vai estudar oceanos na Terra

A NASA, agência espacial americana, lançará no dia 15 de dezembro a missão internacional Surface Water and Ocean Topography (SWOT), um projeto para pesquisar quase toda a água na superfície da Terra pela primeira vez, medindo a altura dos oceanos, rios e lagos do mundo e ajudando os cientistas a rastrear como os corpos de água doce e salgada mudam ao longo do tempo.

O satélite, que será lançado em um foguete SpaceX Falcon 9 da Vandenberg Space Force Base, na Califórnia, ajudará os cientistas a investigar como os oceanos absorvem o calor atmosférico e o carbono, moderando as temperaturas globais e as mudanças climáticas.

Usando a tecnologia de ponta da SWOT, os cientistas observarão as características do oceano com 10 vezes a resolução das tecnologias atuais, além de receber imagens de alta definição dos corpos de água doce. O equipamento pode identificar toda a extensão de quase todos os rios com mais de 330 pés (100 metros), bem como coletar dados sobre mais de um milhão de lagos com mais de 15 acres (62.500 metros quadrados).

Um inventário global de recursos hídricos ajudará os cientistas a entender melhor onde está a água, de onde vem e para onde vai. As observações beneficiarão as pessoas na Terra ajudando a melhorar as previsões de inundações, melhorando os modelos usados ​​para monitorar as secas e melhorando as previsões de aumento do nível do mar. As observações também beneficiarão indústrias, como a navegação, ao fornecer medições dos níveis de água ao longo dos rios, bem como informações sobre marés, correntes e tempestades no oceano.

A missão é um esforço colaborativo da NASA e da agência espacial francesa Centre National d’Etudes Spatiales (CNES), com contribuições da Agência Espacial Canadense (CSA) e da Agência Espacial do Reino Unido.