fbpx

Gigantes da tecnologia querem abrir dados da indústria a projetos que beneficiam a sociedade

Gigantes da tecnologia querem abrir dados da indústria a projetos que beneficiam a sociedade

Por meio da parceria, sete líderes do setor se comprometem a tornar seus dados mais abertos e acessíveis para ajudar a resolver os maiores problemas do mundo

Uma nova parceria voltada à transparência de dados acaba de ser lançada por sete gigantes da indústria tecnológica. GitHub, Hewlett Packard Enterprise (HPE), LinkedIn, Microsoft, Northumbrian Water Group, R2 Factory e UK Power Networks assinaram um Industry Data for Society Partnership (IDSP), cujo objeto é tornar os dados do setor privado mais abertos e acessíveis para o bem da sociedade. Os participantes concordaram em fornecer maior acesso aos seus dados, quando apropriado, para ajudar a enfrentar alguns dos desafios mais prementes do mundo em áreas como sustentabilidade e crescimento econômico inclusivo.

Nos últimos anos, os dados abertos desempenharam um papel crítico ao permitir pesquisas e colaborações mais rápidas entre indústrias e com o setor público. O enfrentamento da Covid-19 foi o exemplo mais evidente. Os dados pandêmicos, que se tornaram mais abertos, permitiram que os pesquisadores fizessem progressos mais rápidos e deram aos cidadãos mais informações para orientar suas atividades do dia-a-dia. O objetivo do IDSP é continuar esse modelo em novas áreas e ajudar a enfrentar outros desafios sociais complexos. O IDSP servirá como um fórum para as empresas participantes promoverem a colaboração, bem como um recurso para outras entidades que trabalham em questões relacionadas.

O IDSP também envolverá outras organizações com experiência em questões sociais: o programa de dados do GovLab, ligado à Universidade de Nova York, e o Open Data Institute serão afiliados parceiros para fornecer orientação e contribuir com sua experiência em projetos de impacto social.

Como parte de trabalho conjunto, as empresas do IDSP também lançarão um Desafio de Dados para Desenvolvimento Local com o Open Data Institute. Usando conjuntos de dados disponíveis publicamente e informações compartilhadas ou com curadoria do setor privado, os participantes explorarão como as autoridades em cidades, estados e municípios podem usar a tecnologia para gerar insights e soluções capazes de melhorar as condições de vida em suas regiões e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. As inscrições serão abertas no início de 2023.

“A ciência de dados é, cada vez mais, uma ferramenta fundamental para a gestão pública e para o enfrentamento dos grandes desafios mundiais, como o combate à fome, a universalização do saneamento básico e a transição energética”, afirma o empresário Arie Halpern, especialista em tecnologias disruptivas. “A informação disponível nesses bancos nos permite compreender melhor cada contexto, identificar padrões e endereçar soluções mais eficientes e criativas”, complementa.