Grandes empresas unem-se para ensinar programação a jovens de baixa renda
A Microsoft, gigante da tecnologia, e a Vale, por meio da Fundação Vale, em parceria com a Junior Achievement Brasil, ONG internacional que estimula o desenvolvimento de jovens para o mercado de trabalho, realizaram, ao longo do ano letivo, o Desafio Tech. O objetivo do projeto é a promover o letramento digital e contribuir para preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho.
O desafio foi voltado para jovens, acima dos 15 anos, que moram nas cidades nas cidades de Marabá (PA), Tucumã (PA), Arari (MA), Serra (ES) e Brumadinho (MG), onde a Fundação Vale mantém Estações Conhecimento – espaços que oferecem atividades de educação, cultura e esporte no contraturno escolar. Os alunos pesquisaram os problemas socioambientais que impactam suas comunidades, usando como guia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e deviam propor soluções por meio da tecnologia apreendida ao longo da formação.
O programa também contou com jornadas de aprendizado em programação, nas quais os alunos aprenderam conceitos de HTML, CSS e Python, além de habilidades para o mercado de trabalho, monitoradas por profissionais da Microsoft, em parceria com a Junior Achievement. Ao todo, foram 220 horas de aula. O projeto mobilizou mais de 79 professores e 292 alunos.
O letramento digital é uma demanda crescente na formação de crianças e jovens. “As profissões do futuro serão cada vez mais informatizadas e virtualizada; o domínio da tecnologia deve estar presente na formação básica para garantir que os profissionais de amanhã tenham melhores oportunidades e também maior consciência em relação aos desafios que essa relação impõe”, afirma Arie Halpern, empresário especializado em tecnologias disruptivas.
A Microsoft tem investido em ações de inclusão digital no Brasil. Em 2020, a empresa lançou o plano Microsoft Mais Brasil para apoiar a resolução de questões que ficaram ainda mais evidentes por conta da pandemia da Covid-19. Além de educação, capacitação e recapacitação profissional, a iniciativa atua em mais duas frentes: habilitação da economia digital por meio da tecnologia e crescimento sustentável e impacto social.
A Fundação Vale, por sua vez, busca contribuir para o desenvolvimento social dos territórios onde a Vale atua, por meio do fortalecimento de políticas públicas e da atuação conjunta com instituições parceiras, somando esforços para transformar a realidade dos públicos atendidos pelos programas.